Livros de copywriting foram (e ainda são) a minha principal fonte de aprendizado para o meu trabalho.
A resposta é bem simples: o autor com décadas de experiência resolveu compilar o seu conhecimento de anos em algumas dezenas de páginas de maneira didática.
E o melhor: ainda cobrar R$30 por isso.
Nesse artigo, trouxe uma lista com os principais livros de copywriting que marcaram a minha carreira — e trouxeram resultados para meus clientes. Boa leitura!
#1 Copywriting: o Método Centenário De Escrita Mais Cobiçado Do Mercado Americano | Paulo Macedo
Para quem quer realmente aprender copywriting, esse é um dos melhores livros que já li. Por isso, inclusive, está no topo da minha lista.
O livro “Copywriting: o Método Centenário De Escrita Mais Cobiçado Do Mercado Americano” do Paulo Macedo tem o conteúdo equivalente a cursos bem caros do mercado — já paguei R$1500 em formações e digo com tranquilidade que uns 85% do conhecimento estava no livro do Paulo.
Em somente 282 páginas, ele ensina desde os fundamentos até mesmo a criação de páginas de vendas.
Quando estava começando, eu ficava com esse livro do lado da mesa para olhar novamente os ensinamentos enquanto escrevia.
#2 Confissões de um publicitário | David Ogilvy
Falando em confissão, admito que esse foi um dos livros de copywriting que mais demorei para começar a ler. Sempre pensava: o pessoal fala tanto, mas é tão antigo (1962 — tem mais de 60 anos), será que vale a pena?
Sem dúvidas, valeu. Enquanto lia, ficava impressionada com o quão atual era o livro.
A maioria dos fundamentos de “Confissões de um publicitário” de David Ogilvy eram facilmente aplicáveis em qualquer peça de copy.
Outra surpresa foi a escrita. Embora seja a tradução, como pode o autor escrever de forma tão simples e didática? Eu esperava uma escrita daquelas antigas, que precisa ler com o dicionário ao lado.
Tirei diversos ensinamentos não apenas para aplicar em páginas de vendas ou anúncios, mas também na carreira!
#3 Ideias que colam | Chip Heath e Dan Heath
O que faz uma ideia colar? Em meio a tantas ideias repetitivas do mercado de marketing digital, como “faça dinheiro fácil e rápido”, eu queria aprender a desenvolver e encontrar ideias boas para meus trabalhos.
E é exatamente isso que o livro “Ideias que colam” do Chip Heath e Dan Heath trabalha. Eles trazem os 7 princípios das ideias que pegam de forma didática (afinal, aplicam o que ensinam) e eficiente.
Não apenas quem quer livros de copywriting deveria ler, mas qualquer professor, CEO ou até mesmo pai deveria ler esse livro.
#4 As Armas da Persuasão | Robert Cialdini
Esse foi um dos primeiros livros de copywriting que eu li. Na época, para falar a verdade, nem sabia que diabos era copy.
Para contextualizar, gosto bastante de psicologia. Quando folheei o livro, achei bastante interessante a forma do Robert Cialdini explicar como o nosso comportamento era influenciado — o exemplo do suicídio em massa de Jonestown, por exemplo.
Por isso, para mim, As Armas da Persuasão é muito mais do que apenas gatilhos mentais. É sobre o que influencia no nosso comportamento e, consequentemente, nos padrões de consumo das pessoas.
#5 Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios | Dale Carnegie
Esse também é um dos livros de copywriting mais antigos da lista (1962), mas extremamente atual.
Lá atrás, há mais de 60 anos, o Dale Carnegie já estava falando sobre o poder da história (o tal do storytelling), exemplos, suspense e outros artifícios de copy para atrair e converter mais pessoas.
Embora o tema central seja a oratória (o que, queira ou não, também é fundamental para a copy), há diversos aprendizados valiosos sobre persuasão. Inclusive, revisito “Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios” sempre que posso!
#6 Gatilhos Mentais | Gustavo Ferreira
“Gatilhos mentais são temperos” — Gustavo Ferreira
Ganhei esse livro de presente e confesso que, à primeira vista, não fiquei muito empolgada com a leitura. Sentia que as pessoas superestimam um pouco demais os gatilhos mentais e esquecem que eles, como o Gustavo Ferreira falou, eram apenas temperos.
No entanto, essa primeira frase do livro me ganhou e virou um dos meus favoritos.
Em pouco mais de 140 páginas, o Gustavo ensina sobre os gatilhos mentais de maneira completamente aplicada e simples, além de trazer alguns outros que eu nem conhecia. Recomendo bastante!
#7 Negocie como se sua vida dependesse disso | Chris Voss E Tahl Raz
Se um ex-negociador do FBI quer passar lições sobre negociação, você no mínimo para e presta a atenção. Quero dizer, se o cara negociou até com sequestradores terroristas, imagina com clientes?
Esse é o Chris Voss e ele foi o principal negociador internacional em situações de sequestros do FBI.
Em negocie como se sua vida dependesse disso, ele revela as técnicas utilizadas para convencer pessoas, principalmente em situações bem críticas, e mostra como aplicar nos negócios e na vida.
Acho que não preciso mais falar muita coisa, não é?
#8 Transformando dinheiro em palavras | Ícaro de Carvalho
Ícaro de Carvalho é um dos maiores nomes do copywriting no Brasil. Ele trabalhou por trás de dezenas de projetos e faturou alguns milhões de reais com a própria escola.
Para mim, ele é uma grande referência e o livro “Transformando dinheiro em palavras” traz 42 lições sobre marketing digital e copywriting que quase ninguém fala.
Fechando com uma frase dele, “Escrever bem te faz calcular bem. Te faz ler bem. Te faz entender bem. Expande a mente, abre portas, pavimenta trajetórias, te coloca em uma posição vantajosa na hora de uma negociação.”
Por fim, gostaria de lembrar que ler por ler livros de copywriting pode trazer o conhecimento, mas você precisa aplicar para funcionar!
E então? Pretende ler qual dessa lista?
Confira algumas resenhas: