Tipos de conteúdo digital: descubra quais formatos produzir!

by | 25 Jul, 23

Quer atrair tráfego orgânico para sua empresa? Invista na produção dos tipos de conteúdo digital!

Através dessa estratégia, é possível nutrir sua audiência com materiais ricos, enquanto divulga sua marca e suas soluções para uma audiência mais qualificada.

Continue lendo esse conteúdo para conhecer os tipos de conteúdo digital que você pode produzir e garanta excelentes resultados na sua estratégia!

Mulher lendo um livro gigante com ilustrações e ícones saindo de um celular grande.
Explore os diferentes tipos de conteúdo digital e melhore o tráfego orgânico da sua empresa!

Quais são os tipos de conteúdo digital?

Existem diferentes tipos de conteúdo digital que podem ser explorados em uma estratégia de marketing para ajudar seu negócio a atrair clientes de forma orgânica.

Conheça abaixo os principais e descubra qual o melhor para sua estratégia:

1. Artigo para blog

O artigo para blog é um dos pioneiros dos tipos de conteúdo digital, sendo utilizado há muito tempo pelas empresas para atrair tráfego para o site.

O sucesso dessa estratégia é devido aos mecanismos de buscas, usados pelos usuários para encontrar respostas para suas dúvidas, guias sobre algo ou simplesmente aprender um tema novo.

Nesse caso, as empresas aproveitam essa oportunidade para fornecer aos usuários o que eles estão buscando e — dependendo do estágio do funil — sugerir os próprios produtos ou serviços como a solução ideal.

A produção de artigo para blog também é excelente para atrair maior visibilidade e tornar a marca uma especialista no assunto. 

Assim, ainda que não sugira diretamente seu serviço como uma solução (como ocorre no marketing jurídico), a empresa se torna conhecida entre o público, podendo ser considerada como uma opção no momento correto.

2. Ebook

Deseja entregar um conteúdo mais completo ao público, com uma estrutura mais interativa e que pode ser acessado em qualquer lugar? Nesse caso, o ebook é o tipo de conteúdo digital ideal.

Afinal, com esse material você consegue esgotar determinado tema, respondendo todas as dúvidas do usuário ou fornecendo todas as informações que ele precisa para compreender de uma vez aquele assunto.

Em relação à estratégia de marketing de conteúdo, os e-books são excelentes táticas para coleta de dados e formação de leads. 

Por exemplo, para disponibilizar o material, você pode pedir ao usuário que preencha um formulário com seu nome e e-mail. Assim, essas informações podem ser utilizadas para a estratégia de e-mail marketing. 

Não esqueça de investir em um design atraente para seu ebook, deixando a leitura ainda melhor e entregando um conteúdo de valor.

3. Infográfico

Os infográficos são tipos de conteúdo digital ideais para quem deseja fornecer informações pontuais, como um passo a passo ou gráficos resultantes de uma pesquisa.

O maior diferencial desse material é seu design, que também deve ser atrativo para prender a atenção do usuário de forma e tornar a leitura mais dinâmica.

Outra vantagem do infográfico é sua facilidade de compartilhamento, o que ajuda a aumentar o tráfego orgânico do negócio. 

4. E-mail marketing

Acreditem: muitas pessoas ainda utilizam o e-mail, sobretudo se seu público forem profissionais ou outras empresas.

Então, investir na estratégia de conteúdo através do e-mail marketing é uma excelente forma de nutrir seus leads com promoções ou divulgações de novos textos em seu blog, mantendo sua marca fresca na mente dos consumidores.

Não esqueça de utilizar os e-books para formar seus fluxos de nutrição e possuir uma lista ainda mais de leads.

5. Podcasts

Um dos maiores sucessos da atualidade, os podcasts são tipos de conteúdo digital em áudio, explorados por diferentes nichos.

Por exemplo, é possível encontrar podcasts sobre true crimes, financeiro, lifestyle, esportes, moda e muitos outros — basta procurar o seu assunto favorito na internet que com certeza você vai encontrar um. 

O mais bacana desse formato é que pode ser explorado tanto apenas seu conteúdo em áudio (e divulgado em plataformas com o Spotify), como também você pode filmar essas gravações e aproveitar esse material para publicar trechos no Instagram e atrair audiência.

Outra vantagem dos podcasts é que você pode convidar pessoas experientes naquela área para fazer entrevistas e agregar ainda mais valor ao material.

6. Vídeos

Por fim, outro tipo de conteúdo digital bastante popular na internet são os vídeos.

Nesse caso, se você deseja produzir um vídeo completo, explorando ao máximo aquele determinado tema, recomendamos publicá-lo no YouTube, pois o tempo de exibição é maior.

Contudo, vídeos rápidos, com dicas curtas ou conteúdos pontuais, podem (e devem) ser publicados no Instagram. Inclusive, esse é um dos principais tipos de conteúdo para redes sociais — como veremos abaixo.

Quais tipos de conteúdo para Instagram?

As redes sociais, com maior destaque para o Instagram, são uma das maiores sensações do momento e uma excelente forma de divulgar sua marca para uma grande quantidade de pessoas.

Até porque, apenas no Brasil, são mais de 110 milhões de usuários ativos!

Para não perder essa oportunidade, veja abaixo quais tipos de conteúdo para Instagram você pode produzir.

Feed 

As postagens para o feed são os tipos de conteúdo para Instagram mais antigos e que permanecem em alta, mesmo depois da popularidade dos vídeos nessa rede social.

Afinal, através desse formato você consegue divulgar uma informação importante de forma rápida, inclusive, utilizando dois formatos:

  1. Estático: com apenas uma imagem, cujo conteúdo é normalmente explorado na legenda para Instagram.
  2. Carrossel: contém várias imagens (com limite atual de 10), as quais já trazem todas as informações que serão repassadas.

Ah! Como o Instagram é uma rede social bastante visual, para fazer sucesso, as suas artes devem possuir um design bem elaborado, para atrair a atenção dos usuários.

Stories

Outra forma de produzir conteúdo para suas redes sociais é através dos stories. Nesse caso, esse formato é ideal para você gerar conexão com seus seguidores.

Ou seja, mostra os bastidores da sua empresa ou do seu dia a dia, abra caixinhas de perguntas ou enquetes… Enfim, explore todas as ferramentas dos stories e consiga aumentar o engajamento do seu perfil.

Você também pode utilizá-lo para divulgar novos conteúdos publicados em seu feed ou reels.

Reels

O reels é um dos tipos de conteúdo para Instagram lançados mais recentemente — quando comparado com os dois anteriores — através do qual é possível publicar vídeos mais curtos.

Atualmente, a duração máxima dos reels é de 90 segundos.

Então, recomendamos utilizar esse formato para publicar conteúdos mais pontuais ou até mesmo recortes de outros mais longos, como uma forma de divulgá-los e atrair audiência. 

No caso das empresas, os reels podem ser explorados para divulgar os produtos ou serviços. Inclusive, esses conteúdos normalmente possuem um alcance maior, podendo até se tornar “virais” e atrair uma grande quantidade de seguidores para seu perfil.

Contrate a Três Pontos para produzir seus conteúdos digitais!

A produção de qualquer um dos tipos de conteúdo digital exige bastante tempo e dedicação, que nem sempre sobram na vida de um empreendedor.

Por isso, conte com a Três Pontos!

Somos uma agência especializada na produção de textos que atraem, engajam e vendem na internet.

Garanta para sua marca tipos de conteúdo digital 100% originais e com a cara do seu negócio.

Entre em contato e peça seu orçamento!

Saiba mais sobre a produção de conteúdos digitais: