Textos para blog: como fazer? Confira 13 dicas!

by | 11 Mai, 23

Você sabia que é possível atrair audiência orgânica para seu site e aumentar suas vendas? O primeiro passo para alcançar esses resultados é aprender como escrever textos para blog!

Afinal, com um conteúdo de qualidade e otimizado para SEO, seu site pode conquistar excelentes colocações nas páginas do Google, tornando-se relevante entre o público e os clientes.

E com o tempo, essa relevância transforma-se em vendas para sua empresa! Continue lendo para saber mais… 

Textos para blog: notebook com tema de blog na tela e acessórios ao redor

1. Conheça seu público-alvo ou persona

O primeiro passo de qualquer estratégia de marketing, incluindo a produção de artigo, é saber para quem você está escrevendo os seus textos para blog.

Nesse caso, o ideal é criar um persona para sua marca, baseando-se em informações dos seus clientes, como idade, objetivos pessoais e profissionais, média salarial, hobbies, profissões… 

Esse conjunto de informações será crucial durante a produção de um texto para blog, pois ajuda a determinar pontos como:

  • Quais são os assuntos relevantes;
  • Qual o tom de voz adequado para o texto.

E entre outros.

2. Crie um planejamento de pautas

Após determinar o destinatário dos seus textos para blog, está no momento de saber quais serão as pautas abordadas nesses artigos.

Esse planejamento ajuda não apenas a visualizar a futura composição do seu blog, como também organiza a sua produção de conteúdo e facilita a criação de novas ideias.

Afinal, de uma pauta é possível criar várias outras, por exemplo, que falem sobre pontos específicos daquele texto. 

3. Faça um levantamento de palavras-chave

Uma das melhores formas de encontrar pautas relevantes para seus textos para blog — e ainda garantir uma otimização de SEO — é através do levantamento de palavras-chave e relacionadas.

Até porque, elas irão demonstrar quais temas são mais pesquisados por sua persona ou público-alvo e que devem ser aproveitados pelo seu site para que este seja encontrado através da estratégia de marketing de conteúdo.

Durante esse levantamento de palavras-chave foque, principalmente, nas seguintes informações:

  • Volume;
  • SEO difficulty;
  • Palavras-chave secundárias.

Inclusive, inclua essas informações em seu planejamento de pautas, pois você vai precisar delas enquanto estiver escrevendo.

4. Monte uma estrutura para o texto

Após passar todas essas etapas de planejamento e organização, chegou na hora de saber realmente como escrever para blog.

O primeiro passo desse processo está relacionado com a estrutura do texto, que deve ser montada de forma prévia, e que vai orientar (e facilitar) a sua escrita.

Afinal, por mais que você possa incluir mais informações caso ache necessário, saberá exatamente qual caminho seguir, agilizando o processo.

Veja abaixo qual a estrutura básica que todos os textos para blog devem ter:

Introdução

Como o nome diz, essa parte introduz o assunto que será abordado ao longo do texto, mas também possui a função de segurar a atenção do leitor e convencê-lo a continuar com a leitura.

Portanto, a introdução deve ser persuasiva e criativa, instigando, por exemplo, a curiosidade sobre os pontos que serão abordados.

Uma forma comum de iniciar esses artigos é com perguntas — fórmula também utilizada nas legendas do Instagram — que captam a atenção e fazem com que o usuário reflita sobre aquele tema, desejando continuar a leitura para saber mais… 

Desenvolvimento

Sabe o tema do conteúdo? Ele será destrinchado e explicado ao longo do desenvolvimento do seu texto para blog.

Para tornar a leitura mais fluida e atender às boas práticas de escritas consideradas pelos mecanismos de buscas, esse desenvolvimento deve ser dividido em tópicos, formados com H2, H3, H4… e assim por diante. 

Além disso, explore outras ferramentas de organização, como os bullet points e as listas numeradas.

Lembre-se que, como artigo para internet, a organização do seu texto para blog deve ser sempre voltada a tornar a leitura o mais prática e fácil para o leitor

Conclusão

Não esqueça de finalizar seu texto para blog, seja com uma breve síntese do que foi abordado ao longo do texto ou até com mais dicas relacionadas, que vão ajudar o leitor a colocar em prática aquilo que foi aprendido.

O importante é proporcionar a ideia de fechamento, em vez de deixar o texto em aberto, com a sensação de que ainda faltava algo (e o autor esqueceu de adicionar).

CTA

O seu texto para blog deve sempre direcionar o leitor a uma ação, afinal, essa é uma estratégia de conteúdo voltada a transformar aquele usuário em um cliente final.

Esse direcionamento é chamado de Call to Action — CTA ou Chamada para Ação, em português — e pode ser tanto outro artigo relacionado em seu blog, como também o número para contato da sua empresa.

5. Seja claro e objetivo no texto

Ainda que você aprofunde ao máximo o tema (como veremos a seguir), seus textos para blog não podem ser arrastados, mas objetivos e claros. 

Ou seja, você deve entregar ao leitor o que ele deseja de forma direta, sem muitas enrolações.

Caso contrário, as chances dele abandonar seu artigo e procurar outro são bem maiores!

6. Aprofunde o tema

Pode parecer um pouco confuso essa dica, ainda mais depois de te dizer que seu texto deve ser objetivo.

Contudo, quando falamos em aprofundar o tema, significa apresentar ao leitor o máximo de conteúdo sobre aquele assunto, respondendo todas as suas dúvidas.

Assim, o usuário terá uma gama maior de conteúdo, em um único texto — aumentando seu tempo de permanência na tela.

7. Utilize boas referências

Vai utilizar referências para produzir o conteúdo? Então, sempre busque por fontes reconhecidas e realmente confiáveis.

Não corra o risco de apresentar informações erradas para o usuário, afinal, será a imagem da sua marca que ficará manchada.

8. Crie um título atraente

O título é a porta de entrada do seu artigo, tanto na página do seu site, como também no mecanismo de busca.

Além disso, esse é um dos fatores que vão te ajudar a convencer o leitor a clicar em seu link, em vez dos milhares posicionados no Google.

Então, disponibilize de um tempo a mais para criar esse título, elaborando algo que realmente vai chamar atenção — não esqueça de adicionar a palavra-chave!

9. Fique atento ao SEO

A otimização para SEO é um ponto importante se você deseja garantir um bom posicionamento nas páginas de pesquisa do Google e, consequentemente, atrair leitores para seu texto para blog.

Nesse caso, recomendo que você confira esse conteúdo: SEO para blog: confira 12 dicas para melhorar o ranqueamento no Google!

10. Inclua imagens e outros elementos visuais

Ainda que as palavras sejam os principais elementos de um artigo para blog, para torná-lo atrativo e agradável, você também deve utilizar alguns elementos visuais, como imagens e vídeos. 

Para isso, o ideal é utilizar imagens autorais ou de bancos gratuitos, como:

Além das imagens e vídeos, você também pode adicionar gráficos ou tabelas ao seu artigo, desde que contribuam positivamente para a leitura e experiência do usuário.

11. Adicione links internos e externos

Os links internos é uma estratégia que direciona o leitor para outros artigos em seu blog, aumentando a permanência do usuário em sua página, elevando o tráfego interno do site. 

Além disso, essa linkagem (interna e externa) ajuda a melhorar a experiência do usuário, tornando aquele momento de aprendizagem mais rico e construtivo. 

Inclusive, esse é um dos fatores de ranqueamento do SEO, então, não esqueça!  

12. Revise o texto para blog com atenção

Seguiu todas as dicas acima e conseguiu elaborar seu texto para blog? Agora, está na hora de revisar!

Para evitar que seu conteúdo seja publicado com erros, siga essas dicas:

  • Revise o texto horas após escrever;
  • Leia o texto em voz alta, pelo menos uma vez;
  • Utilize mais de um corretor, como o LanguageTool.

E claro: não tenha medo de diminuir seu texto, seja eliminando palavras ou simplificando frases.

13. Contrate um redator para cuidar dos seus textos para blog!

Para conquistar melhores resultados com essa estratégia, contrate redatores experientes na produção de conteúdo, como a Três Pontos!

Somos uma agência de redação e trabalhamos na produção de todos os tipos de conteúdo: artigos, e-books, infográficos, entre outros. 

Tudo que produzimos é autêntico, profissional e humanizado. Quer saber mais sobre nosso trabalho? Entre em contato com a gente!