SEO para blog: confira 12 dicas para melhorar o ranqueamento no Google!

by | 20 Abr, 23

A primeira posição no resultado de pesquisa pode se tornar realidade com as estratégias de SEO para blog!

Desenvolvidas por especialistas (e aprovadas pelos mecanismos de busca) essas táticas ajudam a melhorar a qualidade do seu conteúdo, segundo os parâmetros usados pelos algoritmos.

Assim, quanto melhor otimizado estiver o artigo, melhor será sua posição no Google! Continue lendo para entender melhor… 

SEO para blog: ilustração flutuante com a palavra "SEO" e um notebook e óculos ao fundo

O que é SEO para blog?

O SEO para blog consiste na aplicação de técnicas capazes de otimizar o conteúdo para os buscadores de buscas. Assim, quanto melhor otimizado estiver o artigo, maior será sua posição no ranqueamento do Google.

As técnicas necessárias para alcançar esse resultado são diversas, variando desde o uso de palavras-chaves assertivas, como também a linkagem interna e externa ao longo do conteúdo. 

Para que serve o blog? 

O blog é um site que contém conteúdos, na maioria das vezes informativos, e fica disponível para os usuários digitais. Além disso, o blog pode ser uma das páginas do site de uma marca ou empresa.

Através dessa ferramenta, é possível atrair clientes em potencial, que buscam os conteúdos publicados por seu site para solucionar um problema e, dependendo do estágio do funil em que se encontram, podem descobrir que sua empresa possui essa solução e adquiri-la.

Então, a principal função do blog para as marcas é aumentar o tráfego orgânico do site, construindo uma base de usuários e clientes em potencial. 

A principal vantagem dessa estratégia é que não precisa de investimentos para funcionar — no máximo para contratar um redator freelancer para elaborar os conteúdos — diferente do tráfego pago, que precisa de investimentos recorrentes para continuar entregando resultado.

E as técnicas de SEO para blog? 

A principal função das estratégias de SEO para blog é otimizar o conteúdo, aumentando sua posição na página de resultados do Google para a palavra-chave pesquisada pelo usuário.

E como os primeiros resultados são os mais acessados, essas técnicas também ajudam a aumentar o tráfego orgânico do seu site, popularizando ainda mais a marca entre clientes em potencial. 

Ao final, investir no SEO para blog pode proporcionar excelentes retornos para seu negócio, sobretudo aumento da demanda. 

12 melhores técnicas de SEO para blog

Para alcançar os melhores resultados com o SEO para blog, você deve otimizar os conteúdos do seu site com as melhores estratégias. Veja abaixo quais são!

SEO para blog: homem apontando dardo em alvo sobre a mesa com gráficos embaixo

1. Use palavras-chave de cauda longa

As palavras-chave de cauda longa são as menos concorridas — e mais fácil de ranquear — e ainda são as mais utilizadas pelos usuários mais qualificados, ou seja, com maiores chances de consumir o seu produto.

Além do menor número de buscas, essas keywords são bastante específicas, por exemplo:

  • Óculos de sol
  • Óculos de sol Masculino Ray-Ban

Qual dessas é a palavra-chave cauda longa? 

Atenção: ainda que o uso de palavras-chave seja importante para o ranqueamento do seu conteúdo, evite exageros! Caso contrário, o algoritmo pode entender que seu único objetivo com o texto é ranquear e não entregar valor ao usuário, rebaixando sua posição.

2. Otimize os títulos e title tags

Além de um texto atraente (e até mesmo instigante) o seu título deve ser otimizado, ou seja, deve conter a palavra-chave principal do conteúdo.

O title tag — o nome da página que aparece na aba do navegador, nos resultados de buscas e nas redes sociais — também deve conter essa keyword, facilitando não apenas o ranqueamento, como a navegação do usuário.

3. Otimize as imagens

Você sabia que o algoritmo dos mecanismos de busca conseguem “ler” as imagens? Isso é possível através do texto alternativo ou alt text.

Para otimizar ainda mais esse conteúdo visual adicional, siga essas dicas:

  • Inclua a palavra-chave principal do conteúdo no alt text;
  • Nomeie os arquivos com a palavra-chave separada por hifens;
  • Evite fazer o upload de imagens muito pesadas, para não reduzir a velocidade de carregamento da sua página.

Ah! O texto alternativo também ajuda a tornar seu conteúdo mais acessível, pois é utilizado por sistemas para fazer a descrição da imagem para leitores com deficiência visual. 

4. Coloque links internos 

Os links internos funcionam como atalhos, que direcionam o leitor para outros conteúdos relacionados, disponíveis em seu blog.

Além de tornar a experiência ainda mais rica e construtiva, essa estratégia também aumenta o tempo de permanência do usuário em sua página, elevando o tráfego interno do site. 

E claro: quanto mais um usuário navegar pelo site da sua empresa, mais familiarizado estará com seu negócio, até se tornar, realmente, um cliente. 

5. Atenção a URL

A URL do seu site também deve deixar claro qual conteúdo é apresentado naquele blog, tanto para o mecanismo de busca, como também para o usuário. 

Para otimizar essa parte do seu texto, siga essas dicas:

  • Tenha um URL objetiva e curta;
  • Inclua a palavra-chave na URL;
  • Separe o texto com hifens.

6. Fique atento a usabilidade do blog

Para manter sua popularidade entre os usuários, o Google considera bastante a qualidade da experiência deles, tanto ao lançar programas e atualizações, como também ao ranquear as páginas. 

Ou seja, os sites que oferecem uma melhor experiência, saem na frente.

Essa experiência é medida com base em vários parâmetros, sendo os principais:

  • Qualidade e valor do conteúdo;
  • Número de visualizações da página;
  • Tem médio de permanência na página;
  • Taxa de rejeição — quando o usuário entra e sai rapidamente do site.

7. Faça uma meta description

Sabe aquele pequeno resumo que aparece embaixo do título na página de busca?

SEO para blog: captura de tela do resultado da pesquisa de um texto com meta descrição

Esse texto é chamado de meta descrição (ou meta description) e pode ser utilizado pelos criadores de conteúdo como um gancho para convencer os usuários a clicar em sua página, em vez da do concorrente. 

Inclusive, ainda que você não adicione essa meta descrita, o Google vai gerá-la automaticamente, usando os primeiros 160 caracteres do seu texto. 

Então, recomendamos que você siga as dicas abaixo e aproveite mais essa oportunidade de gerar tráfego para seu site:

  • Mantenha o texto entre 50 e 160 caracteres;
  • Inclua a palavra-chave (poderá ser destacada pelo mecanismo);
  • Não use aspas, pois, o texto será cortado logo após;
  • Faça textos relacionados ao conteúdo do artigo, senão será cortado.

8. Divida o texto em subtópicos

Imagine se todas as nossas 12 dicas para melhorar o SEO para blog fossem apresentadas para você de forma corrida, sem esses subtópicos e divisões? Com certeza, você já teria abandonado o texto.

Isso acontece, porque a divisão em sub tópicos facilita a leitura e até mesmo a deixa mais confortável e prática. Além disso, permite que os leitores naveguem pela página e foquem apenas no conteúdo que desejam. 

Para fazer essa divisão, pegue o tema central do texto e extraia subtítulos, organizados nessa ordem: H1; H2; H3 e assim por diante, sempre relacionando cada sub conteúdo.

E claro: não esqueça de adicionar, pelo menos uma vez, a palavra-chave em cada um!

9. Otimize a velocidade do blog

Além dos fatores que apresentamos anteriormente, a velocidade do blog também é considerada pelo algoritmo ao classificar o nível de experiência do usuário.

Inclusive, o Google penaliza os sites mais lentos, diminuindo seus ranqueamentos!

Então, você deve otimizar a velocidade do seu site, seja escolhendo um melhor plano de hospedagem ou até mesmo contratando um especialista para otimizar o código ou configurar uma CDN (Content Delivery Network).

10. Vá além das imagens

As imagens são excelentes conteúdos visuais para você adicionar em seu texto (não esqueça de utilizá-las), pois enriquecem ainda mais o conteúdo e experiência do usuário.

Contudo, você não deve se limitar às imagens!

Existem vários formatos de mídias que podem (e devem) ser incluídos em seus textos, como vídeos, podcasts, infográficos e entre muitos outros.

Inclusive, essa é uma ótima oportunidade para você expandir sua produção de conteúdo e, quem sabe, criar um canal no YouTube para responder dúvidas constantes de clientes e mostrar um pouco mais sobre sua marca.

11. Tenha backlinks de qualidade

Os backlinks ocorrem quando outros sites usam links do seu blog, direcionando os usuários para as suas páginas. 

Ainda que seja uma excelente estratégia para aumentar o tráfego do site — inclusive, o algoritmo tende a entender que seu conteúdo tem valor — você deve tomar cuidado com a qualidade desse backlink.

Ou seja, busque por sites de qualidade e que realmente possuam alguma relação com o conteúdo que você escrever. Caso contrário, o mecanismo de busca pode entender que essa troca visa apenas gerar tráfego e não enriquecer a experiência do usuário, como acontecia antigamente.

Para conseguir bons backlinks, faça conexões com pessoas do seu nicho, indique seus conteúdos e, claro, foque em produzir conteúdos de alta qualidade, que possam ser usados como referência.

12. Atualize o conteúdo com frequência

As informações não param de se atualizar! Em pouco tempo, algo que era completamente verdade ou gerava excelentes resultados pode ter sido completamente esquecido.

E para que seu conteúdo continue relevante mesmo com as mudanças, é importante atualizá-lo frequentemente. 

Aproveite essa oportunidade para revisar as estratégias de otimização para SEO para blog e utilizar as dicas apresentadas acima. 

Contrate um redator especialista para cuidar do SEO do seu blog!

Cuidar do SEO para blog não é uma tarefa fácil, não é mesmo? 

E como o tempo nem sempre sobra na vida de um empreendedor, você precisa de apoio nessa tarefa.

Para garantir que seu blog possua conteúdos de alto valor e otimizados para SEO, contrate as redatoras da Três Pontos!

Somos uma agência especializada na produção de conteúdos para internet, ideal para quem busca textos autênticos e com a cara do próprio negócio!

Com mais de 110 clientes satisfeitos, esperamos que você seja o próximo.

Entre em contato!