O tráfego orgânico do seu site está baixo? Invista na otimização de SEO!
Com essa estratégia, suas páginas seguirão os padrões exigidos pelo Google, demonstrando maior relevância e conquistando posições melhores nos resultados de busca.
E claro: garantindo mais acessos em seu site e mais clientes para sua empresa!
Quer saber mais? Continue lendo para conhecer as 10 melhores dicas de otimização de SEO para blog…
O que é otimização de SEO?
A otimização de SEO para blog é uma estratégia usada para melhorar o ranqueamento dos conteúdos publicados pelos sites nos resultados dos mecanismos de busca. Ou seja, com as táticas certas, seu artigo poderá ser um dos (ou o) primeiros da lista de resultados.
Com isso, há um aumento no tráfego orgânico no site e na conversão de leads, bem como de clientes em potencial.
Além da otimização dos artigos, essa estratégia também deve ser aplicada para melhorar a experiência e usabilidade dos usuários, como a redução do tempo de carregamento da página e dos conteúdos visuais.
Qual a importância da otimização de SEO?
Em um minuto, pense em empresas (com sites) que são suas concorrentes diretas. Se esse número tiver sido alto, imagine quantas outras não existem no mercado que desejam conquistar os mesmo clientes que você.
E assim como seu negócio, essas marcas também investem no marketing de conteúdo para atrair clientes em potencial.
Nesse caso, a otimização de SEO para blog é a melhor forma de fazer com que seus artigos consigam se destacar entre os milhares resultados de busca e atrair essa audiência mais qualificada.
Além disso, esse compartilhamento de conteúdos gera autoridade para sua marca, que demonstra aos usuários ser especialista na área de atuação, garantindo maior relevância entre o público e até mesmo entre outras empresas.
Outra vantagem de investir na otimização de SEO para blog é que, diferente dos anúncios, não é necessário continuar investimento dinheiro para que essa estratégia promova resultados.
Assim, ainda que você contrate um redator freelancer para produzir conteúdos otimizados, estes poderão gerar tráfego por bastante tempo, proporcionando resultados constantes e superiores ao valor investido.
10 dicas de otimização de SEO
Para sua empresa conquistar os resultados demonstrados acima, siga as dicas de otimização de SEO abaixo!
1. Faça uma pesquisa de palavras-chave
O primeiro passo de toda estratégia de SEO e de planejamento de conteúdo é a pesquisa de palavras-chave. Também chamada de keywords, estes consistem nos termos usados pelos usuários durante suas buscas para encontrar o conteúdo desejado.
Para que o robô do Google entenda que seu artigo para blog fornece essa resposta, você deve incluir justamente essa palavra-chave (de forma estratégica) ao longo do seu texto.
Dica: durante o processo de pesquisa de palavras-chave, foque nos termos mais relevantes para o nicho da sua marca e com um número de buscas satisfatório.
Dessa forma, você poderá produzir conteúdos que sua audiência realmente está procurando, garantindo um tráfego maior para o site e bons resultados com essa estratégia.
2. Atenção ao título e a URL
Como essa é a primeira coisa que o usuário lê do seu conteúdo, o título merece a devida atenção.
Primeiro, elabore um título atraente, que consiga chamar a atenção do leitor em meio aos diversos outros resultados disponíveis na página de pesquisa.
Em relação à otimização de SEO para blog, inclua no título a palavra-chave principal do seu texto, de preferência, logo no início (desde que fique natural e claro).
Além disso, otimize também a URL da página do artigo para ganhar ainda mais autoridade em relação ao termo. Nesse caso, inclua também a keyword.
Outra dica para otimizar sua URL é sempre mantê-la curta e objetiva!
3. Produza conteúdos relevantes e de valor
Antigamente, a palavra-chave era o principal fator de ranqueamento do Google. Assim, para ranquear bem as páginas, as empresas se preocupavam apenas em inserir a keyword o máximo possível nos textos para blog.
Como resultado, até era possível conquistar boas posições nas páginas de resultados, contudo, os conteúdos tinham baixa qualidade.
Para reverter esse cenário, o algoritmo do Google também passou a considerar a qualidade e valor dos artigos publicados durante o ranqueamento das páginas.
Então, além de se preocupar com o uso de palavras-chaves (principal e secundárias) ao longo do texto, você também deve focar em produzir conteúdos que realmente sanem a dúvida dos usuários.
Inclusive, quanto mais completo e mais palavras tiver o artigo (sem enrolar), maiores também serão as chances de conquistar um bom ranqueamento, pois o algoritmo entende que aquela é uma opção mais completa.
4. Não esqueça dos links internos e externos
A linguagem interna e externa também é um fator importante para sua otimização de SEO para blog.
No primeiro caso, a técnica ajuda a aumentar o tempo de permanência do usuário em seu site, fazendo com que ele explore e conheça outros textos. Consequentemente, sua marca fica ainda mais fixa na memória dele.
Além disso, o Google utiliza esses links internos para encontrar as páginas dos sites, como se fossem um guia. Então, adicioná-los também é importante para garantir a indexação dos seus textos.
Dica: evite frases como “clique aqui” para incluir os links, dando preferência a textos âncoras adicionados de forma natural no texto, como “Aprenda como fazer um e-book”.
Em relação a linkagem externa, o algoritmo entende que o criador daquele conteúdo está preocupado em proporcionar a melhor experiência ao usuário, guiando-o para outras respostas que ele precisa.
Contudo, para essa estratégia funcionar você deve escolher links externos de qualidade e que façam realmente sentido para aquele tema. Ou seja, não adianta linkar só por linkar!
5. Adicione textos alternativos nas imagens
Com os textos alternativos, suas páginas podem ranquear também na Pesquisa de Imagens do Google, pois essa informação funciona como a palavra-chave da imagem.
Afinal, essa descrição indica para o algoritmo o que está sendo retratado naquela ilustração.
Além disso, o alt text também é usado na discrição para usuários com deficiência visual, logo, adotar essa tática ajuda a tornar seu conteúdo mais inclusivo!
6. Possua um design responsivo
Para alcançar o grupo de 92 milhões de brasileiros que acessam a internet apenas pelo celular, você precisa possuir um design responsivo.
Dessa forma, será possível proporcionar uma experiência de qualidade a esses usuários, aumentando as chances deles permanecerem em suas páginas e até mesmo explorar o seu site.
O design responsivo também deve ser adaptado para outros eletrônicos, como os tablets.
7. Crie uma meta descrição atrativa
Ainda que não seja garantido que a meta descrita influencie na otimização de SEO para blog, incluir esse texto adicional pode fazer a diferença na hora de atrair os usuários.
Então, escreva um pequeno resumo do seu artigo de blog (de 120 a 160 caracteres) que seja capaz de chamar a atenção dos leitores e façam com que eles cliquem em sua página.
Não esqueça de adicionar a palavra-chave!
8. Mantenha os conteúdos atualizados
As informações estão sempre mudando e para que seus textos mantenham-se relevantes para a audiência — e com um bom posicionamento — você deve atualizá-los!
O ideal é revisar os conteúdos a cada ano ou quando aparecer algo novo sobre o tema, inclusive se essa página estiver com um bom ranqueamento e número de acessos.
Além disso, não pare de investir na produção de novos artigos, mantendo um fluxo constante de tráfego orgânico para seu site.
9. Otimize o tempo de carregamento do site
Idealmente, o tempo de carregamento do site não deve passar de 2,5 segundos, segundo as métricas do Core Web Virals.
Para otimizá-lo, siga essas dicas de otimização de SEO para carregamento da página:
- Escolha imagens menores e otimizadas para web;
- Tenha poucas requisições HTTP em seu site;
- Adote uma política de cachê bem definida;
- Comprima o HTLM.
Além disso, utilize ferramentas de teste de velocidade de site para medir e acompanhar essa característica, mantendo sempre bons resultados.
10. Utilize ferramentas de otimização de SEO
Nossa última das dicas de otimização de SEO é: utilize a tecnologia ao seu favor!
Para melhorar o posicionamento das suas páginas e garantir que todos os fatores estão devidamente otimizados, utilize ferramentas como:
- Google Trends: indica quais são as tendências de cada nicho;
- Ubersuggest: pesquisa as palavras-chave e indica melhorias para o site;
- Google Search Console: analisa as palavras-chave escolhidas, resolve problemas e monitora o desempenho do site;
- Yoast: plugin de SEO que analisa os aspectos de on page e ajuda na otimização das páginas para o Google, Bing e Yahoo.
- Moz: analisa os backlinks, texto âncora e autoridade de domínio;
- Majestic: verifica a qualidade dos backlinks;
- PageSpeed Insights: testa a velocidade de carregamento e sugere melhorias.
Precisando melhorar a otimização de SEO? Conte com a Três Pontos!
Mesmo com essas dicas de otimização de SEO, essa não é uma tarefa fácil!
Ainda mais quando você precisa lidar também com a produção dos conteúdos, planejamento, revisão, publicação e demandas da empresa.
Por isso, deixe esse trabalho com a Três Pontos!
Somos uma agência especializada na produção de textos de alto valor e otimizados para SEO, com tudo que sua marca precisa para se destacar nos resultados de busca.
Entre em contato e peça seu orçamento!