- Título: Modus Operandi: Guia de true crime
- Autor: Carol Moreira e Mabê Bonafé
- Editora: Intrínseca
- Número de páginas: 400 páginas
- Ano de publicação: 2022
- Compre: Amazon
Sinopse oficial de Modus Operandi: Guia de true crime
O true crime — filmes, séries e livros que exploram a motivação e o desenrolar de crimes reais — é um dos gêneros mais consumidos no Brasil e no mundo atualmente. Aqui, um sinônimo de true crime é o podcast Modus Operandi, de Carol Moreira e Mabê Bonafé, que nasceu em janeiro de 2020 e angariou uma audiência gigantesca.
Agora, as duas trazem para o papel toda a experiência que acumularam em mais de cem episódios em um livro definitivo para quem quer saber tudo desse universo que conquista cada vez mais fãs.
Em Modus Operandi: Guia de true crime, as autoras abordam as principais bases do gênero de maneira simples, objetiva e bem-humorada. Entre capítulos sobre sistema de justiça, polícia, investigação, casos arquivados, serial killers e outros, a dupla descreve dezenas de crimes que impactaram o Brasil e o mundo, conta a história de assassinos em série e traz diversas curiosidades e fontes para quem quer saber mais sobre o assunto.
Com um visual atraente e um projeto gráfico diversificado ao longo de 400 páginas, Modus Operandi está pronto para repetir nas livrarias o sucesso estrondoso do podcast.
O que eu achei de Modus Operandi: Guia de true crime?
Desde pequena, sempre fui apaixonada por séries criminais. Assistia “CSI: Miami” e “CSI: New York” com tremenda empolgação. Com o passar dos anos, descobri outras séries incríveis – inclusive, o primeiro mês inteiro da pandemia passei assistindo diariamente o especial “Março Criminal” da AXN.
Assim, não consegui resistir ao descobrir o livro Modus Operandi. Já tinha visto o podcast como uma das sugestões nos aplicativos de streaming, mas nunca fui fã desse tipo de conteúdo. Mas, como os livros são minhas paixões, comecei logo a leitura.
A proposta principal das autoras é: apresentar o mundo do true crime (crime verdadeiro) de forma simples e objetiva, ajudando pessoas leigas a entenderem como funcionam não apenas a mente dos criminosos, como também o processo de investigação.
Para isso, elas utilizam uma linguagem simples, sempre explicando o significado dos termos mais complicados e técnicos. A divisão do livro também ajuda a deixar a leitura ainda mais fluída.
E claro: sempre que é possível, um caso (famoso ou não) é usado como exemplo, facilitando ainda mais o entendimento e deixando a leitura mais divertida.
Desde Ed Kemper até Jeffrey Dahmer, ao longo do texto vamos sendo apresentados a esses assassinos e compreendendo (pelo menos, um pouco) o que se passava na cabeça deles. Algumas histórias mais aprofundadas também falam sobre o passado dessas pessoas, nos ajudando a compreender suas motivações.
Outro ponto bastante interessante do livro são as indicações, como séries, filmes, livros e até episódios do podcast, para que, caso queira, o leitor possa conhecer mais sobre aquele caso.
Enfim, “Modus Operandi: Guia de true crime” é basicamente uma mina de ouro para quem gosta do gênero e deseja ir além das ilusões criadas pelas séries americanas – até porque, dificilmente um crime é solucionado em menos de 24 horas.
Gostou dessa resenha? Leia também: O Homem de Giz de C. J. Tudor | Resenha | Três Pontos