Manual de Assassinato para Boas Garotas de Holly Jackson | Resenha

by | 6 Jun, 23

  • Título: Manual de Assassinato para Boas Garotas 
  • Autor: Holly Jackson
  • Editora: Intrínseca
  • Número de páginas: 448 páginas 
  • Ano de publicação: 2022
  • Compre: Amazon

De início, o Manual de Assassinato para Boas Garotas parece ser mais um clichê de investigação de ensino médio, em que a menina prodígio da sala decide investigar um crime e, mesmo sem experiência alguma, consegue desvendá-lo.

Mas, com o passar das páginas, a história vai apresentando não apenas mistérios e reviravoltas interessantes, como também construindo uma personagem que vai além do esperado.

Com pequenos detalhes, personagens instigantes e a obsessão da personagem em encontrar a verdade, Manual de Assassinato para Boas Garotas mostra o quanto uma investigação mal feita pode arruinar a vida de várias pessoas.

Resumo da história

O livro é narrado pela personagem principal, Pip, uma aluna exemplar, que está prestes a se formar no ensino médio e iniciar seus estudos na renomada Universidade de Oxford.

Contudo, antes ela decide utilizar um trabalho da escola como desculpa para reabrir uma investigação dada como concluída pela polícia há cinco anos: o assassinato de Andie Bell.

E claro: provar a todos da pequena Little Kilton que Sal não é o vilão da história, mas sim mais uma vítima.

Com a ajuda do irmão mais novo de Sal, Pip começa a revirar a cidade de cabeça para baixo, conversando com todos os possíveis envolvidos e descobrindo terríveis segredos, inclusive da Andie Bell.

Provando que toda história possui dois lados e que nem sempre são completamente opostos, Manual de Assassinato para Boas Garotas coloca em prova nossos conceitos de certo e errado.

O que achei de Manual de Assassinato para Boas Garotas?

Manual de Assassinato para Boas Garotas era apenas uma das minhas opções da lista de “livros de mistérios para ler” e acabou ficando em último lugar nas preferências.

Mas, se hoje pudesse classificar, com certeza o livro estaria nas primeiras posições.

A autora inglesa, Holly Jackson, apresenta aos leitores uma pequena cidade no interior da Inglaterra, onde vivem não apenas nosso personagem principal, como a “assombrada família” do jovem assassino Sal, que confessou ter matado sua namorada Andie antes de tirar a própria vida.

Por mais que vários pontos não se encaixem, a polícia decide seguir pelo caminho mais fácil, condenando o jovem – que não pode mais se defender – e a sua família a anos de sofrimentos.

Pelo menos, até Pip decidir que esse será o tema do seu trabalho de conclusão de curso e iniciar uma árdua pesquisa em busca de somente uma coisa: a verdade.

Mesmo podendo seguir uma linha de construção simples, a autora decide proporcionar aos leitores uma série de reviravoltas e plots, que tornam a história ainda mais intrigante.

Além disso, ela consegue criar uma urgência no leitor, que passa a querer saber o que vai acontecer no próximo capítulo – se Pip finalmente descobrirá a verdade ou se mais um segredo será revelado.

Inclusive, Manual de Assassinato para Boas Garotas foi uma das minhas leituras mais rápidas esse ano (terminei em apenas 3 dias), pois não conseguia parar sem saber as respostas para minhas dúvidas.

Enfim, repleto de mistérios, o livro é uma excelente indicação para quem ama o gênero. E sabe o melhor? Possui duas continuações… 

Se você gostou da resenha de Manual de Assassinato para Boas Garotas de Holly Jackson, vai gostar de Resenha: O Homem de Giz de C. J. Tudor