Não sabe como produzir conteúdo jurídico para Instagram e aumentar seu destaque nas redes sociais?
O mundo digital é uma excelente oportunidade para profissionais de todas as áreas apresentarem seu trabalho e conquistarem clientes.
Ainda com algumas restrições, o advogado também pode utilizar as redes sociais para expandir sua atuação. Continue lendo e saiba como produzir conteúdos atrativos…
1. Conheça seu público-alvo
O primeiro passo de qualquer estratégia de marketing é descobrir qual será o público a qual esta será destinado. Ou seja, o público-alvo da estratégia.
No caso do marketing de conteúdo, o ideal é ir além, com a criação de uma persona, que nada mais é do que a representação do seu cliente ideal.
Para criar essa persona, você deve levantar todos os dados que possam ser relevantes para seu planejamento de conteúdo jurídico para Instagram, como:
- Idade;
- Profissão;
- Renda mensal;
- Dados geográficos;
- Preferências e hobbies;
- Principais dores — é nesse ponto, principalmente, que você irá atuar!
Não esqueça de dar um nome para esse personagem e até mesmo escolher uma “cara” para ele, com base nas informações coletadas anteriormente.
2. Crie um perfil apenas profissional
Outro passo importante para conseguir bons resultados com sua estratégia de criação de conteúdo jurídico para Instagram é criar um perfil apenas profissional, que será utilizado para publicação dessas postagens e interação com seus clientes em potencial.
Ainda que você poste algumas fotos de bastidores — como veremos a seguir — fazer essa separação é crucial para demonstrar ao público mais seriedade e evitar até mesmo expor sua vida pessoal aos clientes.
Lembre-se que a advocacia ainda é vista de forma muito formal pelo público e, por mais que você consiga se aproximar mais dos clientes com o Instagram, é recomendado manter determinados limites.
3. Escolha temas relevantes
Com sua persona montada e seu perfil profissional criado, está na hora de começar a escolher quais assuntos serão abordados nos conteúdos jurídicos publicados em seu Instagram.
Primeiramente, faça um filtro nos temas relacionados ao seu nicho de atuação. Afinal, seu principal objetivo com o perfil é atrair pessoas que precisam do seu serviço.
Em seguida, liste os assuntos mais importantes e recorrentes do seu nicho, que provocam dúvidas no público.
Lembra que falamos sobre as dores da sua persona? Estas também serão úteis nesse momento, pois vão direcionar a produção do conteúdo jurídico para os temas mais buscados pelos usuários, capazes de atrair mais pessoas ao seu perfil.
As dúvidas que seus próprios clientes mais fazem, bem como novidades no mundo jurídico também são pautas interessantes para serem abordadas!
4. Simplifique a linguagem
Lembra quando você começou a faculdade e não entendia nada que estava nos textos ou nas leis? Na hora de produzir seu conteúdo jurídico para Instagram, imagine que você ainda está no primeiro semestre do curso e adote uma linguagem que você entenderia.
Ou seja, deixe o “juridiquês” um pouco de lado e aborde o tema de uma forma que o leitor consiga compreender e sanar sua própria dúvida.
Ah! Simplificar a linguagem não significa abandonar a seriedade, sobretudo se essa é a imagem que você deseja passar aos seus clientes — como advogados que atuam em empresas.
Na verdade, o importante é apenas evitar termos muitos técnicos ou jurídicos, de difícil compreensão. E quando for necessário utilizá-los, traga seu significado.
5. Invista em um bom design
Como o Instagram é uma rede social visual, a imagem que você utiliza em seus conteúdos também impacta bastante nos resultados obtidos com a estratégia.
Afinal, quanto melhor produzido ou interessante for o design do post, mas chances você terá de atrair a atenção do usuário, em meio a tantas publicações.
Para criar bons designs, primeiramente, defina uma paleta de cores, que consiga reproduzir a identidade que seu escritório passa — lembre-se de manter a sobriedade da advocacia determinada pelo Código de Ética da OAB.
Depois, utilize essas tonalidades para criar suas postagens.
Dica: busque inspirações em outros perfis, para entender os modelos que mais funcionam com o público ou contrate um designer profissional.
6. Explore todas as ferramentas do Instagram
Não crie apenas conteúdos jurídicos para o feed!
Em vez disso, aproveite as ferramentas de vídeo e os stories para atrair a atenção dos seus seguidores e de demais usuários do Instagram.
Inclusive, os stories são um excelente espaço para mostrar um pouco os bastidores da sua vida, como veremos a seguir.
7. Mostre os bastidores
Por mais que o seu Instagram deva focar em conteúdos jurídicos, relacionados a sua vida profissional, isso não significa que você não possa mostrar aos seus seguidores seu lado humano.
Ou seja, mostre um pouco dos bastidores por trás da sua atuação, seja fotos com clientes ou até mesmo imagens mais pessoais, como um registro de férias em família.
Não é necessário contar toda sua vida pessoal, mas abordar alguns assuntos, sobretudo quando relacionados a um tema da área, ajuda a aumentar a sua conexão com o público.
8. Cuidados com as restrições da OAB
O Código de Ética da Ordem dos Advogados permite o uso das estratégias de marketing de carácter informativo, como a produção de conteúdo jurídico para Instagram.
Contudo, a OAB determina alguns limites para essas estratégias e as principais proibições são:
- Referência dos valores de honorários, forma de pagamento, gratuidade ou descontos;
- Divulgação de informações que possam induzir a erro ou causar dano;
- Anúncio de especialidades para as quais não possua título certificado;
- Utilização de expressões persuasivas de auto engrandecimento ou de comparação;
- Distribuição de brindes, cartões de visita, material impresso e digital, de maneira indiscriminada, salvo em eventos de interesse jurídico.
Além disso, evite utilizar elementos gráficos que violem a discrição e sobriedade da advocacia, bem como não adote estratégias que provoquem a mercantilização da profissão ou realize a captação indevida de clientes.
9. Faça um planejamento de conteúdo
Após descobrir quais são os temas mais interessantes da sua área de atuação, organize essas pautas em um planejamento de conteúdo.
Para isso, siga essas dicas:
- Utilize uma planilha;
- Defina quais serão os dias da semana para publicar os conteúdos;
- Determine o formato de cada pauta (estático, carrossel ou reels).
Veja abaixo um exemplo de planilhas que utilizamos no planejamento de conteúdo dos clientes da Três Pontos:
10. Contrate profissionais para administrar seu perfil
Cuidar da produção de conteúdo jurídico para Instagram demanda bastante tempo, seja para elaborar as pautas ou para escrever o texto que vai compor suas publicações.
Isso sem falar na criação dos designs…
Para otimizar seu tempo e garantir conteúdos assertivos, contrate a Três Pontos!
Nossa agência oferece o serviço completo de planejamento de conteúdo jurídico para Instagram, entregando tudo que você precisa para se destacar nas redes sociais.
Não perca mais tempo (e seguidores): entre em contato!