Como fazer e-book: passo a passo para escrever o seu!

by | 3 Jul, 23

Está querendo melhorar a captação orgânica de leads para sua empresa? Ou garantir uma renda extra? Aprenda como fazer e-book!

Com esse tipo de conteúdo rico, é possível atrair, de forma orgânica, uma audiência interessada em obter conhecimento.

E o melhor: essa estratégia não exige altos investimentos, sobretudo se você aprender como fazer e-book sozinho. Continue lendo e descubra… 

como fazer e-book: leitor de livro digital com tela ligada e apoiado em livros físicos.
Aprenda como fazer e-book e consiga atrair uma audiência mais qualificada para sua marca!

O que é e-book e como funciona?

O e-book é um livro digital (também chamado de livro eletrônico) e um dos formatos de conteúdo para web disponíveis.

Inclusive, esse material é bastante utilizado nas estratégias de marketing de conteúdo das empresas para fornecer aos usuários conteúdos aprofundados de um determinado tema e para captar leads.

Além de possuir mais informações sobre o assunto, o e-book também pode ser baixado e lido em qualquer ocasião, mesmo sem estar conectado à internet.

A empresa também pode investir em um bom design para o material, proporcionando uma leitura mais dinâmica e interativa para o leitor.

Quais as vantagens de fazer um e-book?

A principal vantagem de aprender como fazer e-book é que o formato de livro digital é bem mais barato que o impresso — que exige despesas com impressão, estoque, frete…

Por outro lado, a versão eletrônica apenas exige gastos com sua produção e divulgação, pois uma vez pronto, o material pode ser baixado inúmeras vezes sem exigir mais nenhuma despesa.

Outras vantagens desse material são:

  • Alta escalabilidade com baixos custos;
  • Oportunidade de divulgar o conhecimento e sua marca.

Além dos benefícios proporcionados às empresas que investem nesse formato, o material também é bastante vantajoso para os usuários, pois pode ser acessado de forma offline, em qualquer dispositivo.

Outra vantagem do e-book para os leitores é ter acesso a um material completo que pode ser adquirido por um preço melhor ou até de forma gratuita, dependendo da estratégia adotada pela marca.

7 passos de como fazer e-book

Agora, vamos ao que realmente interessa: veja abaixo o passo a passo completo de como fazer e-book e aproveitar os benefícios que essa estratégia tem a oferecer:

1. Defina um tema

O primeiro passo para produzir qualquer tipo de conteúdo, seja um e-book, legenda para Instagram ou artigo é escolher qual será o tema abordado.

Nesse caso, você pode escolher um assunto que possui familiaridade (facilitando a escrita) ou algo relacionado com a sua marca, se seu objetivo for captar leads para a empresa.

Por exemplo, uma fábrica de jeans pode produzir um e-book com as principais tendências para a estação, ajudando os lojistas (seu público-alvo) a escolher quais peças farão parte da sua próxima coleção.

Com isso, é possível tanto fornecer um conteúdo rico aos empreendedores, como também divulgar a própria empresa de forma indireta.

2. Organize o assunto em tópicos

Definiu o tema? Então, está na hora de escolher quais tópicos relacionados a ele farão parte do seu material.

Ou seja, você deve definir quais serão os capítulos do seu e-book!

Dica: como a ideia principal desse tipo de conteúdo é fornecer um conhecimento aprofundado ao leitor, explore ao máximo o tema escolhido.

Retornando ao exemplo dado no passo anterior, em vez de apenas apresentar as tendências para estação, o e-book também poderia abordar a importância de seguir essas tendências, dicas como identificá-las e de como escolher um bom fornecedor.

Não poupe palavras ao escrever seu material e sempre busque solucionar o máximo de dúvidas que o leitor possa ter.

3. Escreva o texto

Como toda a estrutura organizada, chegou o momento de escrever.

Durante esse processo, não se preocupe tanto com a organização do texto, com o design ou até mesmo com os erros ortográficos — deixe essas correções para o momento da revisão!

Na verdade, sua única preocupação deve ser entregar ao leitor um conteúdo aprofundado, utilizar fontes confiáveis e buscar ser o mais claro possível.

Além disso, não seja repetitivo ou demore muito para explicar um determinado ponto. Ainda que o e-book possa ter mais palavras que um artigo normal, você não deve ficar “enchendo linguiça” e enrolando.

Ser direito sempre é a melhor opção, sobretudo se seu objetivo é que o leitor chegue até o final do texto.

4. Adicione ilustrações 

Além de palavras, você também pode (e deve) usar as ilustrações para explicar o conteúdo que está sendo ensinado em seu e-book.

Então, explore diferentes formas de ilustrações, como imagens, desenhos, gráficos… mantendo o equilíbrio e utilizando apenas o necessário para prender a atenção do leitor e melhorar seu entendimento.

Atenção: utilize apenas imagens originais ou retiradas de bancos de imagens gratuitos, como o Pexels ou Freepik. Essa dica também deve ser seguida ao produzir seus artigos.

5. Faça a formatação do e-book

A formatação é o que dá vida ao e-book, deixando-o da forma como será acessada pelos leitores.

Ou seja, nessa etapa você irá retirar as palavras, ilustrações, gráficos, tabelas e o que mais tiver elaborada da página do Word e colocará em um editor, para organizar seu formato.

E pode ficar tranquilo! Mesmo que pareça um pouco complicada, você consegue fazer a formatação do seu material sozinho, ainda que o design fique um pouco mais simples.

Nesse caso, recomendamos utilizar ferramentas práticas e até mesmo assistir cursos e tutoriais na internet, como esse:

Passo a Passo de como fazer e-book no Canva.

Sites para fazer e-book

Conheça abaixo três sites gratuitos para você formatar seu material de forma prática:

6. Revise o conteúdo

O e-book está pronto? Todas as imagens foram adicionadas e organizadas? Os capítulos estão divididos e finalizados?

Então, está na hora de revisar!

Tenha bastante calma durante essa etapa e faça mais de uma revisão, em dias ou horários alternados. Além disso, se possível, compartilhe o material com uma pessoa de confiança para revisar.

Utilize também mais de um revisor de texto para corrigir os erros gramaticais e leia em voz alta.

7. Lance e divulgue o material

Após garantir que não possui erros em seu material (gramaticais e de formatação), então, você chega à última etapa de como fazer e-book: o lançamento!

Durante essa fase, você também deve divulgar esse material, utilizando os canais de comunicação que tiver, como Facebook, Instagram e o seu blog.

Até porque, o objetivo é fazer com que várias pessoas acessem o conteúdo, seja para comprá-lo ou para fornecer seus dados, que serão usados nas estratégias de marketing da sua empresa.

As formas mais comuns de divulgação são:

  • Blog;
  • Redes sociais;
  • Landing page;
  • E-mail marketing;
  • Influenciadores digitais;
  • Anúncios no Google ou redes sociais.

Contrate um redator especialista!

Deseja produzir esse material rico, mas não tem tempo de realizar todas as etapas de como fazer e-book apresentados acima?

Conte com as redatoras da Três Pontos!

Com nossa experiência e expertise na produção de e-books, sua marca alcançará os objetivos almejados e terá ótimos resultados.

Entre em contato e solicite seu orçamento!

Leia também: