Como criar artigos para blog e melhorar seu ranqueamento no Google?

by | 31 Jan, 23

Artigos para blog são conteúdos publicados em sites e atraem mais visitantes qualificados para a página. 

Basicamente, a empresa publica conteúdos de valor relacionados a uma dúvida, problema ou desejo de seu cliente em potencial e otimiza com técnicas de SEO para obter um bom posicionamento — e ser encontrado — no Google. 

Dessa forma, em geral, o usuário que chega no site é altamente qualificado, já que está procurando diretamente pelo assunto e tem grandes chances de se interessar por sua solução. 

Hoje, explicaremos o passo a passo de como criar esses artigos de blog para seu site! Continue a leitura…

Artigos para blog: Mulher morena digitando e-mail no computador portátil enquanto está sentado em casa, foco seletivo na mão

O que são artigos para blog?

Os artigos para blog são conteúdos produzidos para sites com a finalidade de ensinar o leitor, aumentar o nível de consciência, a depender, convertê-lo em cliente. A estratégia faz parte do marketing de conteúdo, que está bastante em alta e também engloba táticas, como: infográficos, ebooks e conteúdos para redes sociais.

Para conquistar bons resultados, os artigos devem estar otimizados para SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é do que um conjunto de técnicas que ajudam um conteúdo a se destacar no ranking de buscas.

Dessa forma, quanto maior valor e melhor otimizado estiver seu artigo, melhor será a posição dele na página de resultados do Google — e maior será seu tráfego.

Como consequência direta, sua empresa vai ganhando mais visibilidade e autoridade entre o usuário e quando este estiver na etapa de compras, irá considerar sua marca com uma das opções principais. 

Como escrever artigos para blogs?

Além de conquistar clientes de forma orgânica e proporcionar maior autoridade para sua empresa, os artigos para blog podem proporcionar muitas outras vantagens incríveis.

Contudo, para isso é necessário produzir conteúdos que não apenas satisfaçam as exigências dos buscadores, como também o público. Veja as dicas abaixo e descubra como!

Pesquise temas interessantes

O primeiro passo para produzir artigos para blog é saber sobre o que escrever.

Além disso, você também deve focar nos temas mais relevantes para aquele público, que atrai seu interesse e gere, de fato, tráfego para seu site. 

Uma forma de descobrir quais são esses assuntos é através das ferramentas de palavra-chave, com as quais é possível pesquisar temas relacionados a um principal e ainda descobrir o volume de buscas dele.

Baseie-se também em blogs da concorrência — só não pode plagiar! — bem como em dúvidas comuns entre seus clientes.

Monte a estrutura do texto

Tema escolhido? Agora, está na hora de montar o esqueleto do seu artigo!

Ou seja, determine quais pontos serão abordados ao longo do conteúdo, dividindo-os em sessões/tópicos (com as desse texto). 

Com essa divisão seu texto ficará mais fluido e navegável, permitindo até mesmo que o usuário encontre a informação que precisa de forma mais rápida, sem precisar ler todo o conteúdo. 

Lembre-se: a vida digital é super rápida e você deve adaptar toda a sua marca a esse padrão, incluindo os artigos para blog!

Utilize fontes confiáveis

Ainda que você domine o assunto, na hora de escrever, sempre é bom possuir o suporte de outros textos — inclusive artigos de blogs de empresas concorrentes.

Nesse caso, sempre dê preferência a fontes confiáveis, como blogs conhecidos em seu nicho ou até mesmo autores famosos e de relevância.

Evite fontes duvidosas e não corra o risco de abaixar a autoridade e validade do seu conteúdo.

Agregue valor ao artigo

Imagine abrir uma página, ler todo o texto até o final e sentir que nada mudou em sua vida? Que nenhum conhecimento foi agregado? Isso é o que acontece com os conteúdos sem valor.

Para evitar que seu público sinta essa frustração com a sua empresa, busque agregar o máximo de valor possível em seus artigos.

Ou seja, adicione informações que realmente sejam relevantes, fuja do tradicional, evite plágios e até mesmo explore seu lado criativo, prendendo a atenção do leitor até o final.

Principais técnicas para ranquear no Google

Não adianta escrever o melhor artigo para blog do mundo, mas que não consiga ranquear e atrair leitores, não é mesmo?

Então, além de focar na qualidade e valor dos conteúdos, você também deve ficar atento a outros fatores de ranqueamento considerados pelo Google na hora de definir a posição das páginas.

As dicas abaixo vão te ajudar!

Use as palavras-chave

As palavras-chave é um dos principais fatores de ranqueamento, pois ajuda o robô do Google a entender o tema que está sendo abordado naquele artigo.

Para reunir esses termos, você deve utilizar ferramentas como o Ubersuggest e Semrush — que também servem para te ajudar a fazer o planejamento dos temas mais buscados pelos usuários.

Não esqueça de separar as palavras relacionadas, que otimizam ainda mais esse fator!

Dica: faça uma planilha com todas as palavras-chave e suas relacionadas, bem como adicione o volume de buscas de cada uma.

Aplique o link building

O link building é uma técnica que consiste em adicionar links internos e externos ao longo do texto. Esses links devem ser incluídos sobre as palavras e terem relação com o conteúdo que está sendo abordado.

A estratégia é uma ótima forma de aumentar a autoridade do seu artigo para blog, seja mostrando ao leitor que você produz outros conteúdos daquele assunto — e, portanto, o domina — ou simplesmente para comprovar as informações fornecidas.

Afinal, a linkagem externa pode direcionar o usuário a fonte de algum dado usado ao longo do texto ou até mesmo para parceiros. 

Sem falar que o link building interno ajuda a aumentar o tráfego orgânico, pois mantém o leitor por mais tempo navegando em seu apenas.

Apenas tome cuidado para não exagerar!

Crie conteúdos completos

Quanto mais aprofundado (e maior) for seu conteúdo, maiores serão as chances deste ocupar a primeira posição da página de pesquisa.

Isso acontece, porque o Google também considera o tamanho dos textos como um fator de ranqueamento, dado que textos mais longos conseguem abordar melhor o assunto e passar mais informação ao público — siga bastante essa teoria!

Portanto, esgote os temas escolhidos.

Mas, jamais, encha seu texto de linguiça! Acredite, o robô consegue identificar os artigos que apenas têm tamanho e diminuem sua posição. 

Atente-se a legibilidade

Como dissemos anteriormente, o mundo digital é muito rápido e dinâmico e seus artigos para blog precisam acompanhar essa tendência.

Outra forma de manter o padrão é tornar o texto o mais fácil de ler. Ou seja, evite termos muito técnicos ou complicados, sobretudo se seu cliente for leigo.

Essa regra pode (e deve) ser deixada de lado caso sua empresa seja do ramo B2B, que trabalha diretamente com outros gestores. Nesse caso, a linguagem mais simples pode prejudicar a autoridade do seu negócio.

Para evitar esses erros, sempre defina a persona da empresa e entenda a melhor forma de se comunicar com ela.

Fatores técnicos

Outras dicas mais técnicas que ajudam bastante no ranqueamento do site são:

  • Adicione uma meta descrição interesse, que chame a atenção do leitor e o convença a selecionar a sua página;
  • Utilize a palavra-chave do texto na URL, sempre de forma legível;
  • Mude o nome das imagens usadas para uma palavra-chave relevante no artigo e inclua o texto alternativo;
  • Utilize links externo de melhor qualidade e relevância, bem como adicione mais links internos ao longo do texto (sem exagerar);
  • Invista em um bom layout para seu site e torne-o mobile-friendly;
  • Melhore o tempo de carregamento das páginas, garantindo maior dinamismo e rapidez na navegação.

3 dicas para escrever artigos para blog

As três dicas abaixo vão te ajudar a dar esses primeiros passos no mundo dos conteúdos para internet!

1. Comece por assuntos que você domina

Além de mais simples, escrever sobre um assunto que domina também é mais prazeroso!

Dessa forma, será bem mais fácil conseguir abdicar de um dos momentos de descanso para essa tarefa.

Com o passar do tempo, você terá dominado melhor também as estratégias de escrita e quando menos perceber estará escrevendo sobre temas que nunca nem tinha ouvido falar.

2. Estude as técnicas de escrita e marketing

Falando em técnicas de escrita, conhecê-las é fundamental para garantir textos de alta qualidade, que atraiam o público e consigam ranquear bem.

Não esqueça também de estudar as principais estratégias de marketing. Você não precisa se tornar um especialista, mas conhecer temas como copywriting e funil de vendas ajuda a aumentar a qualidade do texto e dos resultados.

E claro: estude português! Erros gramaticais reduzem bastante a autoridade e qualidade do conteúdo, por isso, revise todos os assuntos — sim, você vai ter que aprender a usar crase.

3. Pratique diariamente para melhorar 

Pode acreditar: a prática leva a perfeição — ou, pelo menos, a um bom nível de qualidade.

Então, escreva diariamente, seja um artigo que será publicado em seu blog ou até mesmo outro tipo de texto.

O importante é se familiarizar com todas as técnicas apresentadas acima e com as regras gramaticais, que aos poucos ficarão cravadas em sua memória.

Quem cria artigos para blog?

Nós sabemos que o tempo raramente sobra na vida do empreendedor, sobretudo quando este ainda precisa assumir funções ativas na empresa — como realizar tarefas do negócio. 

E se você não tem tempo, mas deseja investir nos artigos para blog, sugerimos contratar um redator!

Esse profissional possui todo conhecimento e experiência necessárias para entregar para seu site os melhores resultados, desde as primeiras posições do Google até o aumento de clientes.

A Três Pontos é uma agência especializada na produção de conteúdos para internet, ideal para quem busca textos autênticos e com a cara do próprio negócio!

Com mais de 110 clientes satisfeitos, esperamos que você seja o próximo.

Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços!

Leia também: