Marketing jurídico digital: tudo que você precisa saber para conseguir clientes pela internet

by | 29 Out, 22

Marketing jurídico digital é uma excelente estratégia para advogados autônomos e escritórios divulgarem seu trabalho e atraírem mais clientes. 

Embora o Código de Ética da OAB tenha diversas regras relacionadas à publicidade e propaganda no meio jurídico, existem várias formas de utilizar o digital para levar seu trabalho para mais pessoas do Brasil todo. 

Quer saber mais? Trouxemos tudo que você precisa saber sobre o marketing jurídico digital. Continue lendo…

marketing digital jurídico: martelo de direito

O que é marketing jurídico digital?

O marketing jurídico digital é uma estratégia de posicionamento para advogados, permitida pelo Código de Ética da OAB. 

Inclusive, essa tática respeita os limites impostos pela ordem, permitindo que os profissionais utilizem os canais digitais para divulgar seus trabalhos.

Dessa forma, ao invés de tentar persuadir os usuários a contratar seus serviços de forma direta — ação proibida pelo Código — os advogados conquistam seus clientes através de táticas indiretas, principalmente voltadas à informação.

Como funciona essa estratégia?

O marketing jurídico digital funciona como todas as demais estratégias digitais, contudo, limitadas às regras da OAB.

Por exemplo, o advogado não pode adotar táticas de marketing direto, como o telemarketing voltado à captação de novos clientes, nem ao mesmo utilizar abordagens como “Ligue agora” ou “Contrate nossos serviços”.

Nesse caso, desde que cumpra as regras, você pode utilizar o e-mail marketing, artigos de blog, vídeos no Youtube, conteúdo no Instagram, entre outras estratégias.

Quais são os limites da publicidade para os advogados?

A principal diferença entre o marketing tradicional e o marketing jurídico digital é as limitações impostas pelo Código de Ética da OAB aos advogados.

Isso acontece, porque o direito não é uma atividade mercantil, logo, não pode utilizar das mesmas ferramentas que empresas usam para divulgar os seus serviços e, consequentemente, atrair mais clientes. 

Por outro lado, diferente do que pensam muitos profissionais, a publicidade não é totalmente vedada pelo Código, desde que possua teor informativo.

Ou seja, os advogados podem publicar conteúdos informativos sobre o seu nicho, participar de palestras e demais ações capazes de solucionar uma dúvida jurídica do usuário.

E como vimos anteriormente, essas estratégias aumentam a autoridade do profissional em seu mercado, tornando-o referência para os usuários, principalmente quando eles estiverem realmente em busca de um suporte jurídico.

Em contrapartida, existem algumas atividades relacionadas ao marketing direto que são expressamente vedadas. São elas:

  • Publicar postagens em página que não tenham cunho jurídico;
  • Publicar conteúdos com finalidade de vender um produto ou serviço;
  • Ofertar consultas jurídicas (pagas ou gratuitas) em sites e redes sociais;
  • Enviar e-mails comerciais para uma lista de contatos;
  • Utilizar elementos visuais que contrariem a sobriedade da profissão, como cores extravagantes ou ilustrações não relacionadas com a área.

Benefícios do marketing jurídico para os advogados

Essa tática pode proporcionar ótimos resultados aos advogados, principalmente quando realizado corretamente. Veja abaixo os principais:

Atrair mais clientes para o escritório

Com as estratégias do marketing jurídico digital, o site ou perfil do seu escritório consegue garantir um bom posicionamento naquele mercado, seja estando nas primeiras posições dos resultados de busca, seja simplesmente conquistando uma boa quantidade de seguidores nas redes sociais.

E ainda que nem todos esses visitantes ou seguidores venham, de fato, contratar o seu serviço como advogado, uma parcela dessas pessoas pode agendar uma consulta e dar prosseguimento ao processo.

Com isso, o marketing jurídico digital acaba atraindo clientes de forma orgânica e sem desrespeitar as regras da OAB.

Se tornar autoridade no nicho

Ao produzir conteúdos para o seu site ou rede social, solucionando as dúvidas jurídicas dos usuários, você demonstra que realmente possui conhecimento sobre aquela área.

Quanto mais conteúdos de valor forem publicados, maior autoridade o seu escritório terá para aqueles clientes.

Inclusive, ao precisar de suporte jurídico, a chance dessas pessoas te procurarem será bem maior do que simplesmente encontrar seu site na internet ou ver a placa do seu escritório em algum estabelecimento comercial. 

Ah! Mesmo que você contrate um redator freelancer para assumir essa tarefa, os conteúdos poderão ser publicados em nome do seu escritório, aumentando a autoridade deste entre os usuários.

Melhorar o relacionamento com os clientes

De todo modo, a advocacia ainda é uma profissão distante dos clientes, principalmente devido à complexidade dos textos jurídicos.

E como os conteúdos digitais possuem uma linguagem mais simples — pelo menos, aqueles destinados aos usuários em geral — com o marketing jurídico digital os advogados conseguem quebrar essa barreira com seus clientes.

Além disso, o próprio conceito mais descontraído da internet, sobretudo das redes sociais, facilita ainda mais essa proximidade.

Sem falar nas interações que podem acontecer, como comentários ou caixas de perguntas, que aproximam o relacionamento entre o cliente e os advogados.

Estratégias de marketing digital compatíveis com a OAB

Vimos ao longo desse conteúdo que o Código da OAB permite apenas alguns tipos de ações no marketing jurídico digital, com enfoque naquelas voltadas à publicidade informativa.

Para clarear sua mente em relação a essas possibilidades, separamos abaixo algumas estratégias que os advogados podem usar para conquistar uma posição no mundo digital.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia voltada à produção de conteúdos de valor, que sejam interessantes para os usuários e, como resultado, atraem essas pessoas para seu perfil ou site. 

Além de gerar ótimos resultados, essa vertente oferece inúmeras possibilidades, pois você produzir conteúdos nesses formatos: 

Tudo vai depender da abordagem que você deseja utilizar, assim como do canal mais usado por seu público-alvo e até mesmo do próprio conteúdo. 

Contudo, para gerar resultados, não basta apenas produzir e publicar vários conteúdos. 

Na verdade, é preciso elaborar uma estratégia com busca de palavras-chave, descobrindo tanto os assuntos que mais interessam o usuário, como também ranqueando bem nas páginas da internet. 

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento reúne as ações voltadas a manter o cliente próximo, estreitando os laços com essas pessoas. 

Essa é uma excelente estratégia, pois ajuda a quebrar aquela barreira existente entre os advogados e seus clientes, assim como transforma antigos clientes em promotores orgânicos.

Suas principais ações são:

  • Atendimento de qualidade;
  • Interações nas redes sociais;
  • Mensagens comemorativas.

Inbound marketing

O inbound marketing reúne as estratégias voltadas à construção de um relacionamento duradouro com os clientes.

Para alcançar esse resultado, a tática é dividida em quatro etapas:

  1. Atrair: através de conteúdos relevantes e de valor, usuários qualificados são atraídos para os seus canais digitais;
  2. Converter: nessa etapa, os usuários são transformados em oportunidades maiores de contratar seus serviços. Esses são os chamados leads;
  3. Vender: os leads continuam sendo nutridos com conteúdos relevantes, mas voltados ao seu estágio final do funil, mais relacionados com a contratação do serviço;
  4. Encantar: para não perder esses clientes ou torná-los em promotores orgânicos do seu escritório, você deve continuar encantando-os.

3 dicas para conquistar bons resultados

Não podemos encerrar esse conteúdo sem antes dar dicas de como garantir seu sucesso com o marketing jurídico digital! Veja as três melhores abaixo:

1. Crie conteúdos de valor

O maior cuidado que você deve ter ao produzir conteúdo é sempre focar em agregar o máximo de valor aos usuários.

Ou seja, crie conteúdos que você sabe que vão responder alguma dúvida do público, fazendo com que aquele tempo gasto na leitura realmente valha a pena.

E claro: ao produzir conteúdos relevantes, a autoridade do seu site ou perfil aumenta, dado que os usuários vão perceber que você possui conhecimento sobre aquele tema.

Esse cuidado também é fundamental na hora de ranquear no Google, pois um dos fatores de ranqueamento mais importantes atualmente é justamente o valor dos conteúdos.

2. Adeque sua identidade visual ao público

Os seus canais digitais devem se comunicar com seu público, inclusive, na identidade visual adotada. 

Em outras palavras, não apenas busque simplificar o texto dos conteúdos publicados, como também escolha elementos visuais que ajudem os usuários a se conectarem com seu site ou perfil.

Por exemplo, caso seu escritório seja voltado ao auxílio jurídico de startups, busque adotar uma estética visual mais moderna, diferente dos tons escuros e tradicionais, adequando seu estilo ao seu público.

Atenção: não esqueça de respeitar a sobriedade imposta pelo Código de Ética da OAB, evitando cores e elementos muito extravagantes.

3. Mensure o desempenho com as métricas certas

Todas as estratégias apresentadas acima requerem investimentos, seja contratando um redator freelancer para cuidar dos textos ou em relação aos custos do tráfego pago.

Para que seu escritório não perca dinheiro com táticas que não dão certo, você deve estar sempre acompanhando os resultados.

Com isso, será possível realizar as alterações necessárias, até encontrar um modelo que consiga gerar os resultados desejados.

E claro: com a mensuração constante, seus canais digitais serão capazes de alcançar um bom posicionamento, dado que você estará investindo em ações realmente eficazes.

Monte sua estratégia de marketing jurídico conosco!

Uma boa estratégia requer bastante tempo e conhecimento, afinal, é necessário conhecer as regras do Código de Ética, assim como as táticas mais adequadas ao seu perfil — além de produzir o próprio conteúdo. 

Como o tempo nem sempre sobra na vida de um advogado, a melhor solução para isso é contratar os serviços da Três Pontos!

Somos uma agência de conteúdo, com experiência em marketing jurídico, que produz conteúdo autêntico e original para sua empresa. Inclusive, uma das redatoras é estudante de direito. 

Além disso, nosso serviço é profissional, com contrato, nota fiscal e toda a organização que você precisa.

Entre em contato e solicite um orçamento!